« Je pense que les peuples ont pris conscience du fait qu’ils avaient des intérêts communs et qu’il y avait des intérêts planétaires qui sont liés à l’existence de la terre, des intérêts que l’on pourrait appeler cosmologiques, dans la mesure où ils concernent le monde dans son ensemble ».
Pierre Bourdieu (1992)


samedi 2 mars 2013

Ao Cair do Pano: sobre a formação do quotidiano num contexto (des)industrializado do Vale do Ave, Virgílio Borges Pereira (org.)

Ao Cair do Pano
Sobre a formação do quotidiano num contexto (des)industrializado do Vale do Ave
Virgílio Borges Pereira (org.)
Afrontamento
2012

Présentation de l'éditeur
Efetivamente, 1845 marca o arranque da industrialização na região. Em Negrelos, Santo Tirso, é inaugurada a Fábrica de Fiação do Rio Vizela, a primeira unidade industrial moderna implantada na Bacia do Ave. Acontecimento incontornável no panorama histórico da região, esta data demonstra também o quão tardio é o processo de industrialização no Vale do Ave. Mas era o início de um fenómeno irreversível, imparável, que os nossos antepassados testemunharam, a que nós assistimos e a que as gerações vindouras não serão alheias. Mais de um século e meio depois do arranque industrial na região, todo o território está hoje marcado por esse processo histórico, constituindo-se em marcas insubstituíveis da memória coletiva das comunidades locais, mas também em elementos fortemente caracterizadores e identificativos de um território e de uma sociedade.
Virgílio Borges Pereira, Sociólogo, Prof. Associado com Agregação do Dep. de Sociologia da FLUP, Investigador do Inst. de Sociologia da FLUP, Prof., em regime de colabo-ração, da FAUP e Investigador Associado do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da mesma Faculdade.

Aucun commentaire: