« Je pense que les peuples ont pris conscience du fait qu’ils avaient des intérêts communs et qu’il y avait des intérêts planétaires qui sont liés à l’existence de la terre, des intérêts que l’on pourrait appeler cosmologiques, dans la mesure où ils concernent le monde dans son ensemble ».
Pierre Bourdieu (1992)


samedi 30 août 2014

Relações de gênero, raça, classe e identidade social no Brasil e na França, Antonia dos Santos Garcia, Afrânio Raul Garcia Jr. (Organizadores)

Relações de gênero, raça, classe e identidade social no Brasil e na França
Antonia dos Santos Garcia
Afrânio Raul Garcia Jr.
(Organizadores)
Letra Capital
2013

Présentation de l'éditeur
Nas sociedades capitalistas contemporâneas a vida social é marcada por desigualdades de gênero, raça/etnia, geração etc., historicamente construídas. Este livro busca compreender os debates recentes sobre a pertinência de políticas de discriminação positiva que demonstram que buscar um futuro de igualdade entre cidadãos e cidadãs em estados democráticos supõe uma compreensão mais cuidadosa de um passado e de um presente de desigualdades marcantes. A solidariedade entre os povos se reforça à medida em que partilham combates contra a discriminação objetiva de grupos sociais claramente identificáveis. 
A novidade de nossa proposta é trazer temas fundamentais da contemporaneidade numa perspectiva de interseccionalidade de gênero, raça e classe, para examinar, simultaneamente, o que tem sido pensado sobre os descendentes de africanos e indígenas que vivem em diferentes continentes, e o sentido das mobilizações com base na condição de negros/as e indígenas para liquidar com as estigmatizações racistas e sexistas, e contribuir para promover a mobilidade social e aumentar a liberdade de decidir sobre os destinos coletivos. O estudo da condição da população negra e indígena no espaço social se refere tanto à objetivação da posição relativa dessas populações, perceptível através de mapas e tabelas estatísticas, quanto às representações sobre essa posição relativa na totalidade social e na memória histórica ou fundada em cosmologias religiosas provedoras de imagens da diáspora de afrodescendentes. 
A relevância dessa problemática, que foi tratada no I Seminário Gênero, Raça, Classe e Identidade Social na França e no Brasil e registrada nesta publicação, deve ser encarada como uma oportunidade e um desafio para pensar a atual produção teórica e empírica, tanto na França como no Brasil, assim como as políticas públicas de promoção da igualdade em nossas sociedades.

Aucun commentaire: