Pierre Bourdieu
Jean-Claude Passeron
Os herdeiros
os estudantes e a cultura
Edufsc
2018
Présentation de l'éditeur
Tradução de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle
Ao vislumbrar a construção
de uma escola justa – para todos e de qualidade -, faz-se necessário
desvelar os mecanismos de perpetuação e legitimação das desigualdades,
abrigados sob o véu da neutralidade, da racionalidade meritocrática e da
democratização da educação. Ao porem a nu o “jogo universitário”, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
demonstram que a herança cultural exerce um papel fundamental na
reprodução social. A leitura desta obra, meio século após sua
publicação, ajuda a compreender a relação estreita entre desigualdades
sociais e desigualdades escolares, cristalizada na educação escolar.
Fica evidente, como vêm mostrando as estatísticas atuais referentes ao
acesso ao ensino superior brasileiro, que as constatações de Os herdeiros não perderam sua validade.
Elaboradas no contexto de grandes transformações no sistema de ensino francês e motivadas pelos movimentos de Pierre Bourdieu (1930-2002) e Jean-Claude Passeron (1930-)
desmontam o mito da escola republicana proclamada como instrumento de
democratização e de promoção da mobilidade social. A partir de estudos
empíricos sobre as atitudes de estudantes e professores universitários
de Paris e da província, eles demonstram que a escola tem sobretudo como
função legitimar e perpetuar as desigualdades diante da cultura
metamorfoseando, por meio dos critérios de julgamento que emprega, os
privilégios em méritos ou em “dons” pessoais.
Os herdeiros está
na base do movimento de ruptura epistemológica que atinge as ciências
sociais desde a metade do século XX. Seus autores, diplomados em
filosofia, dedicam-se à investigação sociológica com o propósito de
desvelar práticas sociais suficientemente naturalizadas. Enquanto os
estudos de Pierre Bourdieu abrangem diferentes campos do conhecimento (sociologia, educação, política, cultura, mídia, economia), os trabalhos de Jean-Claude Passeron
procuram promover a interdisciplinaridade entre sociologia, história e
antropologia, visando compreender as dinâmicas culturais.
Consequentemente, os estudos constituem-se um legado incontornável ao
avanço das ciências contemporâneas.
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