« Je pense que les peuples ont pris conscience du fait qu’ils avaient des intérêts communs et qu’il y avait des intérêts planétaires qui sont liés à l’existence de la terre, des intérêts que l’on pourrait appeler cosmologiques, dans la mesure où ils concernent le monde dans son ensemble ».Pierre Bourdieu (1992)
mercredi 2 mars 2011
Gustavo Sorá, BRASILIANAS: José Olympio e a Gênese do Mercado Editorial Brasileiro
Gustavo Alejandro SORÁ
BRASILIANAS:
José Olympio e a Gênese do Mercado Editorial Brasileiro
Coleção Memória Editorial
ISBN 10: 85-314-1122-X
ISBN 13: 978-85-314-1122-9
Nº de Páginas: 488 pp.
Editora da Universidade de São Paulo Co-Editora(s): COM-ARTE
Présentation de l'éditeur
Originalmente escrito como tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ, este livro propõe uma abordagem diferente ao estudo do mercado editorial brasileiro. Mais do que contar a história da Livraria José Olympio, o autor narra o desenvolvimento e as particularidades desse mercado no Brasil a partir da trajetória do fundador dessa editora, uma das mais importantes figuras da história editorial no Brasil, e também de outras editoras, como a Globo. Com ênfase nas décadas de 1930 e 1950, o livro também analisa aspectos amplos da edição, estabelecendo uma “antropologia” da edição brasileira, ao analisar, por exemplo, coleções como a Documentos Brasileiros e a série Brasiliana, títulos que revelavam a ideologia da época, voltada à construção de uma identidade nacional.
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire