« Je pense que les peuples ont pris conscience du fait qu’ils avaient des intérêts communs et qu’il y avait des intérêts planétaires qui sont liés à l’existence de la terre, des intérêts que l’on pourrait appeler cosmologiques, dans la mesure où ils concernent le monde dans son ensemble ».
Pierre Bourdieu (1992)


samedi 2 octobre 2021

video: Débat autour du livre "O Desencantamento do Mundo" de Pierre Bourdieu (Avec Elisa Klüger (CEBRAP), Marie France Garcia-Parpet (INRA) et Patrícia Ramiro (UFPB))

 

 video: Débat autour du livre "O Desencantamento do Mundo" de Pierre Bourdieu

Avec Elisa Klüger (CEBRAP), Marie France Garcia-Parpet (INRA) et Patrícia Ramiro (UFPB). Médiation et modération par Gabriel Peters (UFPE).

 

 


Pierre Bourdieu
O DESENCANTAMENTO DO MUNDO
Estruturas Econômicas e Estruturas Temporais
2ª edição, revista e aumentada
Perspectiva
Elos – vol. 19
2021 
 
 
 
Présentation de l'éditeur

Apresentação: Elisa Klüger
Tradução: Silvia Mazza e Marcio Honorio de Godoy

Fruto das investigações iniciais na Argélia, no início de sua carreira. Com observação empírica e muitos dados estatísticos, Pierre Bourdieu (1930-2002) elabora uma visão muito crítica da economia e do desenvolvimento e mostra como, na busca pelo progresso econômico, o modo de vida tradicional dos povos se desagregava em conflito com as novas disposições capitalistas, destruindo o mito de um Homo economicus universal e racional muito defendido até hoje por economistas de várias vertentes. O livro emite, ainda, um alerta contundente dos estragos social, econômico e cultural causados pelas estruturas externas de dominação impostas violentamente aos modos de vida de vida das populações invadidas. 

Esta nova edição da Perspectiva foi não apenas revista como ampliada. Além da apresentação de Elisa Klüger, pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que contextualiza a obra e seu autor, traz outros dois textos de Bourdieu sobre os cabilas: “O Senso de Honra” e “A Casa Cabila ou o Mundo Invertido”.

QUARTA-CAPA

Empirismo, estatística, ou seja, ciência. Com esse fundamento, Pierre Bourdieu elabora uma visão crítica da economia e do desenvolvimento que inaugurou uma nova era nos estudos sociológicos e nada perdeu de sua atualidade. A sociabilidade e a solidariedade comunitárias; a divisão sexual do trabalho; a introdução das disposições necessárias ao cálculo econômico e à gestão monetária; a mudança na forma de morar e na relação da família com o espaço da casa; a noção de trabalho e a forma como se procura emprego: analisando-as, ele evidencia como na busca pelo desenvolvimento econômico o modo de vida tradicional se desagrega em conflito com as disposições capitalistas trazidas pela colonização europeia. eis O Desencantamento do Mundo e o fim do mito de um homo economicus universal e racional.

PIERRE BOURDIEU (1930-2002) Nasceu em Denguin, na França, em 1930. Graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras, em Paris, em 1954. Prestou o serviço militar na Argélia, então colônia francesa, onde permaneceu por alguns anos e tornou-se professor assistente na Faculdade de Letras de Argel, iniciando pesquisas sobre a sociedade cabila. Nos anos de 1960, de volta a Paris, torna-se assistente de Raymond Aron e integra Centro de Sociologia Europeia. A partir daí, desenvolve trabalhos seminais no campo da Sociologia e da Antropologia, com uma visão bastante crítica acerca das estruturas de dominação e também da questão do saber acadêmico como um discurso da verdade.


 

SUMÁRIO

Apresentação – Elisa Klüger

Prefácio

Introdução

1. Reprodução Simples e Tempo Cíclico 

2. Necessidades Contraditórias e Condutas Ambíguas 

3. Esperanças Subjetivas e Probabilidades Objetivas

4. As Condições Econômicas da Transformação das Disposições Econômicas

Conclusão

Anexos

O Senso de Honra

A Casa Cabila ou o Mundo Invertido

 

Apresentação: Elisa Klüger
Tradução: Silvia Mazza e Marcio Honorio de Godoy

Elos – vol. 19


Aucun commentaire: