« Je pense que les peuples ont pris conscience du fait qu’ils avaient des intérêts communs et qu’il y avait des intérêts planétaires qui sont liés à l’existence de la terre, des intérêts que l’on pourrait appeler cosmologiques, dans la mesure où ils concernent le monde dans son ensemble ».
Pierre Bourdieu (1992)


vendredi 19 juillet 2019

Pierre Bourdieu, Uma sociologia ambiciosa da educação. Ione Ribeiro Valle , Charles Soulié (Organização)

 
Pierre Bourdieu 
Uma sociologia ambiciosa da educação  
Ione Ribeiro Valle , Charles Soulié (Organização)
Editora : Edufsc
2019


Présentation de l'éditeur
O conjunto de artigos de Pierre Bourdieu aqui reunidos está centrado principalmente na sociologia da educação e em sua sociologia política. Na verdade, como refundador da sociologia contemporânea, Pierre Bourdieu desenvolve uma “sociologia geral” de inspiração durkheimiana e weberiana, articulando notadamente processos de socialização e de legitimação. Isso lhe permite renovar em profundidade o estudo de muitos objetos e de muitas questões. Ele se interessa, por exemplo, pela contribuição específica da escola na reprodução das desigualdades e nas relações de dominação, assim como na sua legitimação.

SUMÁRIO

Lista de siglas francesas ....................................................................................................................... 7

Prefácio - A centralidade da relação entre educação e política em Pierre Bourdieu ..................... 9
Charles Soulié e Ione Ribeiro Valle

O exame de uma ilusão ....................................................................................................................... 35
Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
Provação escolar e consagração social: as classes preparatórias para as Grandes Escolas ........ 73
Pierre Bourdieu
                                                                 
Proposições para o ensino do futuro: relatório do Collège de France (1985) ............................. 235
            Pierre Bourdieu

Princípios para uma reflexão sobre os conteúdos do ensino: Relatório Bourdieu-Gros (1989)  267
Pierre Bourdieu e François Gros

Para que serve o sociólogo? .............................................................................................................. 281
Pierre Bourdieu

A dominação ...................................................................................................................................... 305
Pierre Bourdieu

Sobre a ciência do Estado ................................................................................................................. 341
Pierre Bourdieu, Olivier Christin e Pierre-Étienne Will

Entrevista com Pierre Bourdieu: “É preciso reinventar uma espécie de intelectual coletivo tendo como modelo os Enciclopedistas” ............................................................................................. 359
 Entrevista concedida a Frank Nouchi

Anexo Quadro comparativo dos sistemas de ensino Brasil/França ............................................. 369

Índice remissivo ................................................................................................................................. 371

Sobre os organizadores e tradutores ............................................................................................... 379





(Merci à Ione Valle pour l'info)

Aucun commentaire: