« Je pense que les peuples ont pris conscience du fait qu’ils avaient des intérêts communs et qu’il y avait des intérêts planétaires qui sont liés à l’existence de la terre, des intérêts que l’on pourrait appeler cosmologiques, dans la mesure où ils concernent le monde dans son ensemble ».
Pierre Bourdieu (1992)


samedi 7 janvier 2023

Sergio Miceli, A força do sentido



Sergio Miceli

A força do sentido

Apresentação: Sérgio Eduardo Sampaio Silva

Perspectiva

Elos

2022

 

Présentation de l'éditeur

Foi Sergio Miceli quem praticamente introduziu os estudos sobre Sociologia da Cultura no Brasil, ao compilar e organizar textos de Pierre Bourdieux em A Economia das Trocas Simbólicas, livro que está completando o cinquentenário de sua publicação. Este A Força do Sentido fornece a chave para a compreensão dos principais conceitos desse campo que se tornou indispensável para se entender os mecanismos de funcionamento das modernas sociedades humanas em sua complexidade estrutural e simbólica. QUARTA-CAPA A Força do Sentido, de Sergio Miceli, mostra-se um texto clássico no estudo da sociologia da cultura. verdadeira aula introdutória ao pensamento do grande sociólogo francês, Pierre Bourdieu, explicita a relação entre suas ideias e as de Durkheim, Marx e Weber, delineia e avalia criticamente os conceitos fundamentais de capital, habitus, produção do gosto, violência simbólica e campo, e debate a conexão entre as estruturas sociais e a vida prática de cada indivíduo. Aqui, Miceli nos guia por este intrincado e brilhante pensamento nos levando a enfrentar o desafio de introduzir uma sociologia dos sistemas simbólicos.

Professor titular do Departamento de Sociologia na Universidade de São Paulo. Doutor em Sociologia pela USP e pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (Paris), lecionou nas universidades de Chicago e Gainesville, na Escuela Nacional de Antropología y Historia (Cidade do México) e na École des Hautes Études em Sciences Sociales. Editor responsável da Tempo Social - Revista de Sociologia da USP.

 

  

Aucun commentaire: