Afrânio Garcia
Leticia Canêdo
Kimi Tomizaki
organizadores
HUCITEC/FAPESP
2013
Présentation de l'éditeur
A educação é uma área intrinsecamente interdisciplinar e envolve dada
sua natureza, dimensões teóricas e aplicadas. A produção escrita nesse
campo
tem sido volumosa e diversificada, oferecendo ao educador e ao leitor
interessado varias possibilidades de reflexão e ferramentas para a ação
educativa. A presente coleção considera educação essencialmente como
prática cultural constitutiva do desenvolvimento humano. Com base no
pressuposto
de que em todos os grupos culturais e em todas as etapas de sua vida o
ser humano, sempre em desenvolvimento, está submetido a processos
educativos,
privilegia-se, aqui, a educação como ação que promove desenvolvimento em
uma multiplicidade de cenários educativos possíveis, entre os quais
está a
escola.
SUMÁRIO
Parte I - Espaços de poderes nacionais, espaços de poderes internacionais: estratégias cosmopolitas e reprodução das hierarquias sociais
Yves Dezalay & Mikael Rask Madsen
Capítulo 1 - Herdeiros, militantes, cientistas políticos: socialização e politização dos grupos dirigentes no Brasil(1964-2010)
Letícia Canêdo
Capítulo 2 - Internacionalismo operário e socialização política de dirigentes sindicais
Kimi Tomizaki
Capítulo 3 - Agência de publicidade como escola: adesão ao “sonho americano”
José Carlos Durand
Capítulo 4 - O espaço jurídico brasileiro e as condições de uso do capital internacional
Fabiano Engelman
Capítulo 5 - José Olympio, a arte da amizade, campo de poder e publicação de livros autenticamente brasileiros
Gustavo Sorá
Parte II - Vantagens e armadilhas do atraso. Estudos internacionais e recomposição das elites dirigentes no Brasil em perspectiva comparada
Afrânio Garcia
Capítulo 1 - Anísio Teixeira, Paulo Renato: circulação interna- cionae carreiras políticas
Ana Maria Almeida & Águeda Bittencourt
Capítulo 2 - Os professores de ensino superior como posição social: segmentação interna e relações com os centros internacionais
Odaci Coradini
Capítulo 3 - Intercâmbios científicos Brasil-Africa: quem aprende o que?
Neusa Gusmão
Capítulo 4 - Recomposição do episcopado brasileiro e a autoridade de Roma
Ernesto Seidl
Capítulo 5 - A institucionalização da pós-graduação e internacionalização dos debates em filosofia no Brasil
Daniela Ferreira
Capítulo 6 - Mobilidade internacional em direção à França: dados objetivos e experiência existencial
Marie-Claude Munoz
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